Clube de Robótica


- O PROJETO -

O clube de robótica apareceu da necessidade de desenvolver com os alunos projetos de STEM (Science, Technology , Engineering e Mathematics) em que se inseriam fundamentos de programação. 


- METODOLOGIA - 

As atividades realizadas no clube funcionaram com base no robot mBot, que permitiu o contato dos alunos com mecânica e eletrónica: rodas, motores, sensores de infravermelhos, sensores de ultrassom, matriz de Leds; conectores RJ45, placa programável mCore, além da programação.

Fase 1: Montagem, com ajuda de uma chave de fendas, de robots e posteriores testes de funcionamento, alimentando os mBots com pilhas ou baterias de lítio e em ambiente descontraído, usando os próprios telemóveis. Realização de manobras com os robots por meio da aplicação makeblock, que possibilita programar, desenhar circuitos e conduzir os robots.

Fase 2: Instalação de software "mBlock 5.0" em portáteis, onde se realizaram códigos em programação por blocos. Ao estabelecer uma ligação direta dos robots ao PC ou através do Bluetooth, os alunos descarregavam o código para os robots e verificavam o resultado físico da sua programação, procedendo aos ajustes necessários aos objetivos que os alunos pretendiam. Nesta fase, os alunos tornaram-se edificadores do próprio conhecimento, através da observação, prática e do trabalho colaborativo.

Fase 3: Realização de atividades programadas em um editor de Python e testes na plataforma mooshack.

Fase 4:  Alguns alunos do clube participaram na 12ª edição do concurso TECLA 2020 (Torneio Estudantil de Computação Multilinguagem de Aveiro 2020). Este concurso contou com a participação de aproximadamente 260 equipas numa primeira fase de apuramento não presencial em que a equipa do clube de robótica "ReProgChamp", ficou em 56º lugar. Apesar da equipa não se ter qualificado para a fase final, presencial no ESTGA, teve uma excelente prestação e comportamento, tendo deixado a escola orgulhosa com a sua participação.

Fase 5: Realização, a 17 e 24 de janeiro de 2020, da atividade "Programação com Drones", destinada a alunos do 6º ano de escolaridade e em colaboração com o Centro de Competências TIC da Universidade de Aveiro e o Centro de competências entre Mar e Serra, que decorreu no ginásio das escolas do Agrupamento e em que houve a oportunidade de programar robots voadores.

- OBJETIVOS -

  • Fomentar o interesse pela Ciência e a Tecnologia;
  • Promover a ligação da Matemática e da Física aos problemas da vida real;
  • Adquirir competências básicas de algoritmia e programação;
  • Investigar e desenvolver projetos envolvendo Robots, e a aprendizagem de linguagens de programação;
  • Promover o relacionamento interpessoal;
  • Estimular a autonomia e a criatividade;
  • Desenvolver a capacidade de perseverança como meio para atingir objetivos;
  • Montagem e programação de robots;
  • Programação: linguagem scratch e linguagem Python.

- PÚBLICO ALVO -

Alunos do ensino secundário - ESCOLA SECUNDÁRIA DE OLIVEIRA DO BAIRRO


DIVULGAÇÃO

Notícia publicada na revista do Agrupamento "Revist@mais" 

na edição de fevereiro de 2020

© 2019 AEOB, Rua Dr Acácio de Azevedo, 28, 3770-855 Oliveira do Bairro
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora